O Paracetamol é um fármaco com propriedades anti-piréticas e analgésicas utilizado com frequência em medicina humana que se apresenta comercialmente como Ben-U-Ron®, Panadol®, Dafalgan® ou Panasorbe®.
Apesar de ser frequentemente utilizado em medicina humana, inclusivamente em pediatria, dada a sua elevada margem de segurança no ser humano, a sua administração aos animais de companhia é contraindicada por ser um fármaco extremamente tóxico para gatos e cães.
O paracetamol é um medicamento de fácil obtenção e por isso tem provocado o aparecimento de alguns casos de intoxicação nos animais de estimação, que geralmente ocorre quando os donos, embora bem intencionados, mas desconhecendo a grande toxicidade do paracetamol, o administram ao seu animal.
Os gatos são mais susceptíveis a ter intoxicação com este medicamento que os cães, apesar de ser tóxico para ambos. Nos cães o efeito não é tão dramático ao nível dos glóbulos vermelhos, mas pode causar lesões hepáticas graves e irreversíveis.
Os sinais costumam ser agudos e graves, podendo ser fatal caso não haja um tratamento rápido.
O uso de paracetamol em animais de companhia provoca toxicidade nas células do fígado e do sangue e os sinais clínicos mais característicos são: cianose (mucosas de coloração azulada), dificuldade respiratória, edema da face e membros. Podem apresentar também vómito, hipersalivação, aumento da frequênica cardíaca, urina com sangue e hipotermia.
Nunca administre medicamentos ao seu animal sem consultar previamente o seu médico veterinário!